Os 2 Anos



Até os 2 anos, o cérebro da criança está totalmente formado.

As suas habilidades são muitas: chuta uma bola sem perder o equilíbrio,
- Corre mas não consegue parar de repente,
- Anda de costas, sobe e desce escada segurando o corrimão,
- Anda em linha reta, na ponta dos pés
 - Dirige o velocípede em círculos.


A linguagem já está mais elaborada. Com dois aninhos a criança já tem capacidade de compreender cerca de 200 palavras e fala umas 50. Inventa palavras para denominar coisas e objetos que tem contato diário. Mas ainda usa muitos gestos e mímicas para se comunicar, especialmente com outras crianças.

Constrói frases com 2 ou 3 palavras, inclusive frases negativas e interrogativas, usa verbos e pronomes. Quando fala de si, usa a terceira pessoa: “bebé faz asneiras”, “bebé quer bola”.
Já sabe muito bem o que significa “meu” e emprega essa palavrinha a todo instante, especialmente quando um amiguinho tenta pegar os seus brinquedos. Isso mostra a sua noção de propriedade das coisas e o seu ciúme, que é uma característica bem marcante nessa fase.

Personalidade
Algumas características estão bem sólidas na sua personalidade. Já tem noção de si próprio. Avalia constantemente competências e define-se por aquilo que consegue ou não realizar. O seu filho é um individuo único que faz parte de uma família com uma crescente noção de si próprio através daquilo que consegue realizar em termos de desempenho físico, da comunicação, destreza manual, raciocínio e habilidade. O sucesso é muito importante no que diz respeito á sua autonomia.

Estimule:
Se a criança conseguir realizar uma série de tarefas diferentes umas das outras, ela sentirá um estímulo positivo muito forte, fundamental para o desenvolvimento da sua personalidade. Ajude-o a encontrar novos desafios estimulando a sua coragem. Ensine-o a respeitar o espaço dos outros e a pedir desculpa quando ultrapassa esse risco.

Como estimular o bebé de dois anos?
Gosta de desatarraxar tampas de frascos o que já consegue fazer bem. Gosta de dançar e de movimentos com ritmo. Consegue parar de repente, é capaz de jogar futebol.

Estimule:
Alargue o seu leque de actividades, aproveite a seu fascínio em imitar tudo o que vê. Deixe-o vestir-se sozinho e despir-se. Poderá desenvolver  tarefas com ele como dançar, cantar entre outras .

Os 2 anos e meio:
O seu filho já consegue apertar um botão. Ainda quanto á roupa, conseguirá vestir calças, cuecas e camisolas. Quanto á locomoção, salta com os dois pés em simultâneo a anda de picos dos pés.
  
Estimule:
O encaixe de peças o desenho a pintura, construa estruturas mais complexas com os cubos. Desenvolva actividades em que seja necessário movimento. Faculte-lhe brinquedos  com rodas em que ele se possa sentar em cima e empurrar com os pés (triciclo).


nota: segunda parte do artigo aqui.

Foto: pinterest

http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=836#sthash.QUjkBZNh.dpuf

nota: mais artigos relacionados com comportamentos e idade ver aqui.  
Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui

 

Comentários

  1. Olá Marta,

    O meu filhote está nesta fase dos 2 anos, quase 2 e meio...

    Está a ser uma fase extenuante a muitos níveis, exige muito mais de nós, muito mais a nossa disponibilidade...
    Mas ao mesmo tempo a aprendizagem constante, o interesse por novas coisas... É tão maravilhoso, tão bom, tão fascinante, que por vezes e mesmo chegando ao fim do dia completamente esgotada, sei cada dia que passa que adoro cada vez mais ser mãe :-)

    Gostei muito da utilidade deste post :-)

    Obrigada!

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui estamos quase nos 2 anos, e sim, já se torna cada vez mais cansativo!! Fique atenta, em breve ( talvez amanhã) publico a segunda parte !
      Obrigada pelo comentário. Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares