7 Comportamentos estranhos dos bebés (e porquê)?




Os bebés são muito queridos, e em especial os nossos bebés são sempre os mais riquinhos e mais amorosos, mas têm, como é óbvio, um sistema nervoso ainda bastante imaturo, o seu cérebro ainda esta a crescer e a desenvolver-se, e como consequência por vezes têm reacções e comportamentos inesperados e esquisitos. Não é apenas o nosso bebé, mas sim praticamente todos, e que por vezes nos deixam bastante intrigados.
Em baixo, resumo os 7 hábitos ou comportamentos que possamos considerar estranhos, e que normalmente ocorrem no seu primeiro ano de vida.


Comportamento estranho 1 : Brincar com todas as partes do seu corpo
Estamos a trocar a fralda e o bebé resolve ir com as suas mãozinhas explorar as partes do seu corpo. Por vezes até fica com as mãos sujas, e noutras alturas temos medo que se magoe pois puxa e belisca o que encontra.
Claro que não dá a mesma conotação que nos lhe atribuímos, está simplistamente a conhecer partes do seu corpo que normalmente não tem acesso. Tal pode ocorrer entre os 5 aos 7 meses de idade.
Segundo a Directora do Desenvolvimento Infantil de Scottsdale Healthcare (Arizona), Dra DeAnn Davis, os bebés são motivados pela curiosidade e explorar o que não conhecem. Apesar da tenra idade, o instinto é de focado para conhecer e sentir, como alias já o faz quando brinca (e puxa, e belisca) com os seus pés e mãos. Aliás para o bebé é exactamente a mesma coisa, independentemente qual seja a parte do corpo com que esta a brincar.
Se não se sentir confortável quando o bebé andas nas suas “explorações” pode sempre dar-lhe um brinquedo para as mãos quando está a mudar a fralda, desviando-lhe assim as suas atenções. Ou aceitar que as crianças usam muito o tacto para conhecer, e aceitar que parte do seu conhecimento e aprendizagem. 

Comportamento estranho 2 : Bebé Avião

Por vezes quando os bebés sentem que vão cair, ou que estão a cair, abrem os braços como se estivessem a imitar um avião. Segundo especialistas, este instinto já vem dos tempos em que as mães vivem em cavernas e andam com os bebes ás costas ou nos braços quando se deslocavam ou quando caçavam, . Ora, por vezes muitos caíam.
Chama-se o reflexo Moro, e consiste numa estratégia defensiva desenvolvida pelos bebés para não caírem. Quando o bebé pensa que vai cair, ou quando se assusta, abre os braços lateralmente como se quisesse voar.
Embora por vezes possa ser estranho ver o reflexo Moro, é na realidade um sinal que o sistema nervosos do bebé está a ser desenvolvido da maneira correcta e com as etapas necessárias. Já para o bebé, sente o seu pequeno coração a bater rapidamente e a sua respiração a começar ser mais intensa – levando –a á da mãe também começar a ser mais ofegante e a sentir-se com a consciência mais culpada por ter induzido no seu bebé a ideia que ia cair.
No enanto, este reflexo deve desparecer por volta dos 3 meses.



Comportamento estranho 3 : Bebé  de pé, mas não se senta
Por volta dos 10 meses os bebés chegam a um considerado marco do seu desenvolvimento. Consegue, com a ajuda de uma mesa, ou cadeira, ou qualquer outra peça de mobília da casa, levantar-se e ficar de pé. Os pais ficam radiantes!
Mas depois o bebé não se senta, e os pais ficam intrigados. Tal pode acontecer porque o bebé pode ainda não saber como se senta. Baixar as costas e as pernas em simultâneo requer coordenação e prática, algo que ele ainda pode não ter. Pode até acontecer que durante a noite o bebé acorde a chorar, e quando se vai ver ele está em pé na cama. Chora porque não sabe se deitar novamente.
Os pais não devem forçar o bebé a sentar-se. Ele tem que aprender a sentar-se sozinho e a conseguir coordenar os seus movimentos para o conseguir. Claro que os pais devem ajudar e ensinar a sentar, mas não forçar e sentá-lo. Não se preocupem, pois as hipóteses de se magoar são poucas pois estão bem acolchoados. Durante o dia experimente por o bebé perto de uma almofada para treinar sentar-se, e em breve já estará muito desenvolvido.
 


Comportamento estranho 4 : Tremer
Num minuto o bebé está deitadinho, calmo e tranquilo, e logo a seguir está a tremer que nem varas verdes. Porquê?
Segunda a Dra Davies, é devido um tremor do seu sistema nervoso. Em termos neurológicos os bebés ainda não conseguem regular muito bem os seus movimentos, e por vezes podemos ser trapalhões e com tremeliques. Faz parte do processo de maturação do bebé.
Claro que se deve ver a temperatura das mãos para ver se estão frias. Enquanto um adulto pode tremer um pouco se estiver com frio, os bebés podem tremer muito mais e com mais intensidade. Os bebés podem nascer magrinhos, e assim têm pouca “protecção” para o ajudar a regular a sua temperatura corporal. E também não conseguem ainda se defender de uma brisa de ar, como por exemplo encolher os braços. Dai que começam a tremer. Os músculos ficam tensos e relaxam rapidamente, genreando assim calor corporal. Se lhe colocar mais uma peça de roupa os tremores passam.
Caso o bebé quando tremer também chore, deverá ser melhor ligar ao pediatra. 


Comportamento estranho 5 : Os intermináveis soluços

Toda a gente detesta ter soluços. Uns 5 segundos de soluços parecem uma eternidade. Se para um adulto é um desconforto então para um bebé ainda é mais.
Os soluços infantis ainda são um mistério a desvendar, mas existe uma teoria. Segundo o Dr Peter Vishton, (Ph.D., Child Development Research Center no College of William & Mary, em Williamsburg EUA), os soluços podem ocorre quando o bebé tenta engolir e respirar ao mesmo tempo. E duram tanto tempo pois o bebé ainda está a aprender por si a melhorar as suas habilidades e demora algum tempo a corrigir erros. Dar agua, ou a chupeta ajuda a acabar com os soluços.
Se os soluços são recorrentes e não terminam, leve o bebé para um lugar calmo, pois pode ser sinal que o bebé está nervoso pelo ambiente em que se rodeia. Os recém nascidos não conseguem se abstrair dos sons exteriores quando estão acordados  ( Dra DeAnn Davies).
 



Comportamento estranho 6 : A tosse (falsa)
Estamos em casa, sozinhos, quando de repente ouve-se um tossir. Parámos o que estamos a fazer e prestamos mais atenção. Novamente, alguém a tossir.
Vamos a correr ter com o bebé, pois temos medo que se tenha engasgado, mas vemos que ele está bem, aliás está óptimo. Tosse outra vez, e ri-se da habilidade. Quanto mais se ri, mais tosse de forma exagerada. E nós também.
Por volta dos 6 meses, os bebés começam a ser mais activos socialmente ( Dr Vishton),e  sabem que quando tossem as mães vêm a correr. É uma forma de chamar a atenção dos pais.

Comportamento estranho 7 : A “branca”
O bebé apreendeu uma habilidade nova, como por exemplo, abanar o guizo o bater palmas. Os pais ficam todos contentes e querem mostrar a toda a agente. Chamam os avós, pedem ao bebé apara repetir a habilidade, e nada. Ele olha, ri-se, e fica quieto.
Esqueceu-se da nova habilidade? Sim, por vezes pode acontecer, tal como acontece a um adulto, que embora tenha repetido imensas vezes uma determinada tarefa ou um número de telemóvel, pode ter uma chamada “branca” naquele momento e não se lembrar.
Por vezes pode ser o facto de estar num ambiente diferente que o desnorteia, e fica confuso.  
Segundo a Dra Davies, é bom sinal que o bebé deixe de fazer certa habilidade que já fazia durante tanto tempo. É sinal que andou para a frente e quer coisas novas para aprender.

Artigo retirado deste site

Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui

Comentários

Unknown disse…
Meu filho está com 7 meses, e agora ele começou a fazer expressões fortes com o rosto e a lingua, e treme tdo, como se estivesse fazendo muita força com o rosto. O que pode ser isso?
Unknown disse…
Anderson,a minha filha de nove meses faz o mesmo,eu ñ entendo também,ela costuma juntar as mãos e por muita força, e cheia de expressões engraçadas!! ela também segura meu rosto e começa a por força e tremer muuuito!
Cleo de oliveira disse…
A minha bebê de 7 meses está exatamente assim. O bebê de vcs pararam de fazer isso com o tempo?
Unknown disse…
Meu filho quando fica agitado ou quando dizemos que Ñ pode pode ele se treme todo e se tranca fechando até as mãos isso é normal?
Unknown disse…
Isso é normal ele tem 10 meses?
Unknown disse…
meu bebe tem 6 meses . ele fecha as as mãos tipo faz cara feia umas expressões no rosto e por força e treme td . principalmente o rosto o q pode ser..
Unknown disse…
O meu filho tbm, estou ficando preocupada.
Unknown disse…
Minha filha tá com 10 meses, ah alguns dias notei que ela tá tendo crises que duram uns 3 segundos, tremendo todo o corpo, já tinha notado isso desde os 5 meses mais não com tanta freqüência, acontecia quando ela pegava um bicho de pelúcia ou algo com textura diferente, alguém passando por isso?
Anónimo disse…
Eu não sei se dizer "fique tranquila(o) irá efetivamente tranquilizá-lo (para o comentário acima), mas quando meu filho tinha aproximadamente esta idade, ele apresentou os mesmos sintomas... Tremia todo, principalmente os membros superiores e cabeça, como se estivesse fazendo muita força de nervoso. Fiquei bem preocupado também. Fiz vídeos e mostrei para o médico, para uma pedagoga amiga também. Ambos me informaram que era normal. E realmente, com o tempo ele deixou de fazer. Espero que logo passe para você também. Para mim foi um grande susto, mas Graças a Deus era tudo normal e passou...
Unknown disse…
Minha bebê tem 7 meses ontem ela ficou com os braços como se tivesse dando choque fazia isso por varias vezes e depoos quando dormiu ficou como se tivesse sulfocada sem respirar dai levantei ela abri as portas e coloquei sorine no nariz dela isso ja aconteceu por duas vezes e desesperador me ajudem

Mais lidas