A PRIMEIRA CADEIRA COM AIRBAG! -E eu sou fá!!




Fui conhecer a PRIMEIRA CADEIRA COM AIRBAG para bebés, e, vim maravilhada!!!


O evento teve lugar no cenário idílico do The Yeatman. Um almoço optimo, com boa conversa e uma paisagem linda.




Confesso que quando ouvi que a cadeira de bebé tinha airbag, a primeira coisa que me saltou à cabeça foi: e se quando o airbag abre o bebé fica ou asfixiado ou queimado com os químicos?
Mas aí é que esta a beleza da cadeira!!! Já explico tudo!



A primeira coisa que nos explicaram é que este airbag é seguro para os bebés, pois na verdade, o airbag reduz o impacto de uma colisão na medida em que segue a direção em que a cabeça da criança se está a mover. O airbag não para a cabeça (como o faz um airbag frontal normal de um automóvel) mas simplesmente ampara-a.

Através de um sistema cuidadosamente pensado e estudado durante muito tempo e com tecnologia de ponta, o Grupo Dorel detentora da marca Bebé Confort – que todos nós conhecemos tão bem! - criou o Air Safety Technology. 

Mas então, quais são benefícios da tecnologia Air Safety?
A AxissFix Air, a primeira cadeira-auto do mundo com airbags integrados, reduz significativamente o impacto em caso de colisão, amortecendo a cabeça e pescoço da criança:

•Redução da força exercida na vertebra do pescoço – até 55%

•Valores de desaceleração reduzidos na cabeça – até 25%

•Redução do deslocamento da cabeça para a frente, limitando o risco de impacto no banco da frente.

Este modelo AxissFix Air pode ser usada logo a partir dos 4 meses e até aos 4 anos



O meu grande medo era saber se impacto do airbag é seguro para as crianças?
E é! Na verdade, o airbag reduz o impacto de uma colisão na medida em que segue a direção em que a cabeça da criança se está a mover. O airbag não para a cabeça (como o faz um airbag frontal normal de um automóvel) mas simplesmente ampara-a.

E como é que faz isso?
É simples, quando uma criança  viaja no sentido da marcha, a cabeça é projetada para a frente. Este movimento pode causar sérias lesões no pescoço e cabeça da criança. A posição de costas para a estrada amortece a cabeça e espalha as forças do impacto por uma área maior da cabeça e costas, para além de proteger o pescoço muito vulnerável. 


Voltando ao meu medo inicial, o de asfixia em caso de acidente, tal não acontece porque os airbags localizados nas almofadas de proteção do arnês da Axissfis Air inflam em 0.05 segundos e esvaziam automaticamente 1 segundo após a colisão, sendo por isso impossível qualquer risco de asfixia . 
Ou seja, os airbags abrem, protegem e amparam o pescoço e cabeça do bebé, e voltando logo a esvaziar, isto tudo em APENAS 1 SEGUNDO!

Para melhor perceberem, vejam este video, explica tudo de uma forma muito simples. 


Acho importante referir que os dois AIRBAGS são ejetados pelas laterais da cadeira e, dessa forma, estão a evitar o efeito “soco” como acontece nos AIRBAGS tradicionais dos carros (outro dos meus medos sobre o airbag)


Convém mencionar também que os AIRBAGS contêm apenas ar na sua composição, ou seja gás frio, natural e sem químicos, assim não há perigo nenhum para a criança.

E se por acaso houver uma colisão com a ejeção dos airbags a Bebé Confort faz a troca gratuita da cadeira, durante um período de garantia prolongado de 10 anos !! 

Apesar de os airbags ativarem-se nos dois sentidos da marcha, a Bebé Confort defende que as crianças devem andar o máximo tempo possível no sentido inverso da marca, pois esta é a forma mais segura de transportar crianças numa viatura.


Uma outra coisa boa que gostei de ouvir, (especialmente agora que sempre que coloco o bebé na cedeira faço uma ginástica maluca a contorcer-me toda para apertar os cintos e coloca-lo na melhor maneira possível), é que a base da cadeira é rotativa a 360º!!!!!! Ou seja, vira-se para o lado da porta para ser mais fácil colocar o bebé (a minha agonia acabou!). 





Eu, a única a olhar para o tecto....

(FyI: 
Pesquisas recentes confirmam que os bebés viajam mais seguros na posição de costas para a estrada, pelo menos até aos 15 meses. Só então o pescoço da criança é forte o suficiente para resistir melhor à força impulsiva de uma colisão frontal média.
Por isso o novo regulamento i-Size (R129) impõe claramente a utilização de cadeiras-auto na posição de costas para a estrada para crianças até aos 15 meses. Algumas cadeiras-auto permitem o transporte de crianças na posição de costas para a estrada até aos 4 anos)


(post escrito em parceria com o Grupo Dorel)

Sigam-nos por aqui @mybabyblueblog
Mais posts sobre Me&Us 

Comentários

Mais lidas