Caro maninho.....






Querido maninho, 

Já estás quase a chegar. Eu sei, pois vejo a barriga da mamã cada vez maior, e até parece uma bola de futebol. 
Como não vamos ter oportunidade de falar pessoalmente, pois vais estar cheio de pessoas à volta, sempre a ver com quem és parecido, se já fizeste cocó, se estás a dormir, se estás a respirar (eu sei, eu já passei por isso, e ainda dura algum tempo. 
Mas relaxa, depois de começares a andar, já acham que és todo-terreno e estás por tua conta e risco), portanto, é melhor irmos adiantando algumas coisas. 
Assim, também dá-te tempo para reflectires melhor. 


Vou gostar muito de ti, e vais ser muito bem recebido, não te preocupes. E se seguires algumas regras cá de casa, vai correr tudo bem. 

- A hieraquia está já definida e não há aqui espaço de manobras. A cadeia de comando é a seguinte: primeiro estou eu, como mais velho e mais sábio, depois está o Tomás. Depois, e muito depois, lá vens tu. E como tens uns 8 anos de intervalo, não esperes grande coisa. 
Portanto, esquece lá os beicinhos, as carinhas queridas, as mãozinhas pequeninas e as habilidades ditas  'fofinhas'. És o terceiro, lembra-te, e a mãe já viu isso tudo várias vezes, e não se impressiona com tanta facilidade.  Tudo o que fizeres, já eu o fiz, e depois foi copiado pelo Tomás. 
Been there, done that. 

- Não sei qual o papel que estavas a pensar ter dentro da família, mas eu sou o atinadinho, o responsável, e o de ideias fixas. Ajudo a fazer as sobremesas e alguns pratos, (sou algo de masterchef kid, vais ver), e ajudo muito o pai com as malas. Fazemos legos juntos, e vemos futebol. 

O Tomás é o pirata da família, o brincalhão, e o que faz asneiras. Adora chocolate, é muito pragmático a ver a vida, não se atrapalha com nada e ainda fala a bebé ( é o truque dele, só dele!). Também gosta de legos e faz connosco (terás que arranjar outra coisa para ti, já não temos espaço para mais um).

Aconselho-te a arranjares um papel para ti, diferente do nosso. Ah! E esquece as gargalhadas contagiantes, é a assinatura de marca do Tomás. Vai pensando e depois revemos juntos.

- A hora de deitar é sagrada, e não venhas cá com ideias para a mudar. Um beijinho do pai e outro da mãe. Antes da barriga, a mãe ficava aqui uns minutos no quarto comigo, e era quando contávamos o nosso dia, entre beijinhos e festinhas. Esperei 9 meses (ou 4?) para ter isto de volta, portanto não me estragues a vida!

- Eu ficava bem de azul, o Tomás de branco e azul. Arranja a tua cor. Já agora, cada um de nós tem uma música que a mãe cantava só para nós. A minha foi inventada pela mãe , não é grande coisa, mas vale pelo esforço. O Tomás tem as 'galinhas doidas'. Penso que o repertório da mãe nesta seleção musical não é muito vasto, pelo que te aconselho a trazeres já a tua música. Além de adiantares serviço, podes ter uma que gostes mais. 

- Somos loiros ou aloirados, olhos castanhos, pele branca (ou muito branca), altos e magros. Nem penses em vir moreno, aqui não há moldes diferentes. Arranja maneira de encaixar. 

- O tempo da mãe e do pai é meu, depois do Tomás. Se der, depois vens tu. Mas lembra-te que não podes cansar muito a mãe, nem entrar pela madrugada adentro. A casa funciona melhor se a mae tiver bem descansadinha, o que significa que a nossa vida fica mais fácil.  O pai tem mais paciência, mas tenho vindo a notar que à medida que os anos vão passando, ele fica mais rabujento. Não sei se terás tanta sorte como eu. 

Bem, tenho que ir. O mais importante a reter é a hierarquia. Não sei o que a mãe te disse durante este tempo todo, mas aqui não é uma democracia, pode parecer, mas não é. O Tomás demorou algum tempo a perceber isso o que dificultou-nos a vida. Como já estamos todos mais velhos e sem paciência, não faças o mesmo. 

Qualquer coisa, qualquer ideia que tenhas, qualquer preocupação, se precisares de alguma orientação, ou conselho (sou óptimo nisso!), vem falar comigo . 
Podes deixar as fraldas para o Tomás.

Até já! 

João Jr 
E Tomás Pirata 





Sigam-nos por aqui @mybabyblueblog
Mais posts sobre Me&Us 

Comentários