Os 7 hábitos da Mães (trabalhadoras) altamente eficazes


Muitos já devem conhecer os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes do Stephen F. Convey, onde enumera 7 hábitos para desenvolver métodos e rotinas para sermos altamente eficazes e produtivos. Confesso que conheço, pois um dos livros que o meu Pai me “pediu” para traduzir (na atura era a partir de uma cassete de áudio, e não havia net, nem tradutores), e ficou-me da memória desde então.

Por isso que encontrei este artigo na net, achei engraçado por remeter a algo da minha infância, e de muitas tardes ao fim de semana a ouvir o Mr Convey a falar, mas aplicado ás mães.


Resolvi traduzir e adaptar á minha realidade, demorou-me menos tempo do que na altura, e não recorri ao Google tradutor!

Cá vai:


1. Ter sempre comida preparada a mais
Um bom investimento é ter um congelador grande com várias gavetas, assim quando cozinhar pode sempre fazer a mais e congelar em doses individuais que dê para uma refeição para a família (ou apenas para os meninos).
Quando me casei, não tinha muita experiência na cozinha, e uma das coisas que a minha sogra fazia era encher— nos o congelador com comida caseira ( feita por ela), desde carne assada, a bifes enrolados com ovo, almôndegas, sopa (isso eu sabia fazer), massa folhada, croquetes e panados etc etc. Já a minha avó, como sabia que eu gostava muito de crepes, enviava-me crepes já feitos e congelados ( separados por uma folha de alumínio) e o molho para fazer crepes Suzete ( que eu adoro). E sabia bem, quando chegávamos tarde do trabalho, com pouco tempo e paciência para cozinhar, ter uma refeição da mamã ( neste caso da mamã do meu marido) para o jantar.
Ainda hoje tenho sempre doses feitas no congelador de comida caseira já pronta, e que é só preciso aquecer (normalmente em banho-maria, ou num tacho com um pouco de água). Tenho sempre sopa, croquetes e panados, ultimamente douradinhos da Iglo de frango ou peixe, empadinhas, doses individuais de arroz de frango, arroz de peixe, arroz com carne (para os meninos), e que numa emergência resultam sempre tão bem!!!
Claro que se forem retirados na véspera do congelador e depois aquecidos em banho-maria ou a vapor, ficam melhor. 

2. Encomendar online
Não uso mais a net para compras porque acho que aqui em Portugal ainda não estamos muito desenvolvidos nesta área. Compro desde sapatos, roupa, brinquedos e livros, acessórios, materiais de pintura, cds, e outras “necessidades” que encontre. Almofadas, velas, ambientadores, mantas, fronhas, candeeiros, são outros dos exemplos que já constaram na minha lista de e-shopping.

Em termos de compras para casa, as coisas grandes, como por exemplo embalagens de detergentes, papel higiénico, papel de cozinha, champôs, arroz, farinha para o bebé, água e sumos, leite, batatas e cebolas, produtos de limpeza etc encomendo pelo continente, que entregam em casa. Assim, de 2\3 meses faço uma encomenda grande, e depois só preciso de ir comprar os frescos duas vezes por semana. 

3. Delegar tarefas
Quem tiver a possibilidade de delegar algumas tarefas vai ver que ajuda imenso. Seja através de uma empregada, de uma babysitter, de uma avó prestável ou de uma tia que gosta de ajudar, delegar tarefas suaviza as rotinas de casa. Imagine que tem uma irmã ou cunhada que também vai às compras todas as semanas, podem dividir, uma semana vai uma e na outra vai outra, ou sempre que a irmã for compra fruta para si.

4. Suavizar as manhãs (no que for possível e de qualquer maneira)
As manhãs podem ser difíceis pois todos temos sono, estamos todos cansados e os minutos andam mais depressa do que deveriam. Assim, se deixar de véspera as roupas e mochilas já preparadas, escolher roupas fáceis de vestir (fáceis para os miúdos).

No texto original fala em deixar os miúdos dormir com as tshirts que vão levar para a escola e com os leggings também. Não sou adepta disto, mas também não critico quem o faça. Refere também que ter um cão, para alem do excelente contributo para o desenvolvimento da criança ajuda também na limpeza do pequeno-almoço que foi parar ao chão. Sim, é verdade. Pouco higiénico, mas verdade. Nos dias que estamos em casa do avo, com os dois cães, não há nada que não escape á rapidez dos cães e “limpar” as migalhas do Tomás. Claro que temos sempre que passar uma esfregona depois… mas admito que resolve o problema na hora….

5. Seja uma acumuladora das festas
Compre muitos cartões de aniversário, presentes unissexo, acessórios para as festas. Assim estará sempre prevenida. Também pode já comprar tudo o que ira precisar para as suas festas, copos, pratos, guardanapos, balões e enfeites. Quando chegar a altura, já terá quase tudo pronto. 

6. Just do it , AGORA!
Não deixe para amanha o que pode fazer hoje, nem para logo o que pode fazer já! Em vez de acrescentar itens à to-do list, resolva já o problema e faça na hora. Precisa de marcar uma consulta no medico, marque já, precisa de enviar um email, envie já… os smartphones dão uma ajuda tão grande neste campo….

7. Tempo para nós
Já muito falei que as mães precisam de tempo para si próprias, sozinhas, ou com adultos. Aqui está a minha lista do que as mães precisam (mesmo).

Mónica FP, uma seguidora muito simpática daqui do blog não só faz estas sugestões todas, como também acrescenta ainda umas dicas muito úteis e que irão sem duvidar fazer ganhar tempo precioso:


E tenho mais uns truques:
- quando eram mais pequenos faziam montinhos já com a roupa preparada - bodie interior camisola de cima calças meias ou colans - para a semana toda.
- descasco e corto legumes a mais para a sopa e faço sacos com a base - batat
a batata doce cenoura cougette chuchu couve flor abóbora - e congelo para uma urgência ... Só preciso juntar os verde!!!!
- meias da mesma cor pá os dois miúdos : para o de 3 anos azul escuro e creme para o de 5 cinzento é castanho... Assim não há confusão ao separar... As cuecas igual: mickey e dusty para um homem aranha e faísca para outro!!!
Isto de ter quatro homens em casa e ser só eu tem mesmo de ser com muita organização!!!

Boas Ideias não são??




mais Mummy Stuff posts aqui

facebook | instagram | google+| bloglovin|  

Comentários

  1. Ótimas, com o nascimento da minha filha que tem 2 meses, mais os meus 2 mais velhos tenho mesmo de me organizar para dar conta do recado. E mesmo assim é difícil.

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas.
    também gosto de fazer comida sempre a mais, assim congelo e tiro naqueles dias mais complicados em que não consigo mesmo preparar algo na hora.
    Para a sopa da bebé faço saquinhos com legumes já cortados e prontos a fazer. Também congelo e assim é mais fácil na hora de fazer a sopinha.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais lidas