"Olá , bom dia, "boa noite, adeus" e os beijinhos


O João passou por uma fase em que não queria nem cumprimentar   nem se despedir. Era constrangedor quando tínhamos que cumprimentar outras pessoas, e ficava sempre aquela situação chata no ar.

Agora quando olho para outras crianças a esconderem a cara para não dar um beijinho, e os pais a esforçarem-se muito para tentar controlar a situação da melhor maneira, já não penso em nada, não faço juízos, nem forço comportamentos. Revejo-me naqueles pais, identifico-me com aquela situação e sei o que eles estão a passar e a pensar. E agora também sei que não faz mal, e com o tempo (ou idade, ou não sei o quê) tudo passa.

Ler aqui




podem ler todas as crónicas do Sapo Lifestyle aqui.

foto: pinterest



Comentários

  1. O meu filho anda nessa fase de não dizer 'bom dia' ou 'olá'... E ultimamente até os beijinhos nega e esconde-se nas minhas pernas... Eu sinceramente não ligo, eu entendo, mas as algumas pessoas (familiares) não entendem e tentam puxar por ele e 'anda lá, dá cá só 1 beijinho' entre outras coisas... Não tenho nenhum complexo com isso e sei que vai mudar, custa-me mais às vezes é ter de ouvir certas coisas das tais pessoas que não entendem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por vezes são os outros que ficam mais incomodados do que os pais. com o joao e talvez por ter sido o primeiro,levei muito a sério e nao percebia o porquê de nao querer dizer nem ola nem adeus. olhando para trás, podia ter sido mais relaxada em relação a isto, acho eu.... beijinhos

      Eliminar
  2. As crianças não devem ser obrigadas a dar um beijinho ou o que seja. Perguntamos, se quer otimo, se não quer fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  3. Eu digo ao meu filho, "Gabriel dá um beijinho à x", se ele não quer dar, não dá, nessa altura sai-me prontamente aquela frase tão típica "eles só dão quando querem, quando não querem, paciência! fica para outra altura" e pronto. Ah! Ele tem 4 anos acabadinhos de fazer! Beijinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares