15 maneiras super fáceis de ser um óptimo Pai



Os Pais de hoje são cada vez mais presentes. Os Pais de hoje são mães e pais em simultâneo, ajudam na casa, nos trabalhos de casa, na cozinha, dão banho aos filhos e até fazem as compras. Sim, os Pias de hoje são como as mães, e nós agradecemos. 

O papel paterno da vida do filho é de uma importância imensa ,e por vezes nós nem nos apercebemos de como estamos a moldar os nossos filhos. E nas rotinas diárias, nos horários fixos e nos dias que passam a correr, é tão fácil deixar de fazer algumas coisinhas pequenas, mas tão importantes.

1. Passar tempo  na garagem ou quando estão a arranjar coisas. Nem que seja mudar uma lâmpada, peça ajuda ao seu filho e mostre-lhe como se faz. Não importa o que é para fazer, mas sim o tempo que passam os 2 juntos. E não haja duvida que ele vai ficar super contente. 

2. Dance com ele. Não tenha vergonha e nem deixe que ele pense que é só algo que faz com a mãe. Faça uma playlist de músicas para dançar todas e saltem, rodopiem, balancem, façam caretas e dêem pontapés no ar. Criem memorias. 

3. Tenha uma boa rotina com ele e mantenha-a sempre. Algo que possam fazer sempre, ou uma vez por semana. Fazer o pequenos-almoço ao fim-de-semana, ter um dia da semana para almoçarem juntos, lavem os dentes juntos. Não precisa de ser nada em especial, mas o tempo e a regularidade dessa rotina a tornará especial para o seu filho. Cá em casa o Pai faz o pequeno-almoço ao fim-de-semana , e eles (des)ajudam, e adoram!

4. Faça perguntas. Pergunte pela escola, pelos amigos, pelas actividades. Pergunte porque estão preocupados, o que esperam desta semana que aí vem e o que nais gostaram da que passou. E preste atenção ao que dizem, ouça com com ouvidos de ouvir e olhos de ver. 

5. Ensine-lhes as regras. Quando estiver a ver aquele jogo importante, ensine-lhe as regras e aposto que vai ganhar um compincha para os próximos jogos! 

6. Deixe mensagens. Deixe-lhe mensagens escritas com anedotas na lancheira da escola. Compre uma carteira de cromos e deixe-lhe uma mensagem sua, uma piada ou algo mais verdadeiro. 

7. Leia, em voz alta. Para os mais novos é muito importante de criar o habito de leitura, e pode ser feito em 5 minutos antes de deitar. Para os mais velhos podem ler partes do livro à vez, e em voz alta. 

8. Surpreenda-os. Não precisa de gastar dinheiro em presentes, ou naquela consola xpto que saiu. O que eles querem é tempo, tempo para estarem consigo. Tente chegar  10 minutos mais cedo e passe-os com ele. 

9. Mostre-lhe onde trabalha. Mostre-lhe o que faz e onde faz. Conte e explique tudo, onde vai buscar a agua para beber, onde é a sala de reuniões, onde é a porta e a garagem, e com quem trabalha. 

10. Conte histórias. Conte histórias da sua infância, dos tios e dos avós. Conte histórias de quando eles eram mais pequenos. 

11. Vá lá para fora. Sim, é cansativo chegar e ainda ter que ir para o jardim quando só nos apetece esticar no sofá. Mas só precisa de poucos minutos e eles vão adorar! Procurem bichos esquisitos, ou apanhem folhas. Andem de bicicleta ou de skate. 

12. Faça o jantar. Não precisa de ser um masterchef, e pode ser ovos estrelados ou bife. Peça-lhes ajuda na preparação e a ajuda a decidirem a ementa. 

13. Veja fotos antigas. E conte histórias. Reveja aquelas férias em que aprendeu a saltar ou aquelas em que caiu. 

14. Esteja presente. Nos concertos, nas peças de teatros, nas actividades.

15. Abrace. Abrace muito e pelos menos mais do que 6 segundos (ver explicação aqui). 



mais Mummy Stuff posts aqui
Fonte e foto: IdealistMom
facebook | instagram | google+| bloglovin

Comentários

  1. Adorei este post. De facto só temos que tornar especias as coisas do dia a dia. O meu mais velho sempre adorava limpar o pó comigo. Era só eu começar a limpar e lá vinha ele com outro pano. Os mais novos gotam do aspirador. Adoram andar a aspirar e eu deixo. Claro que uma coisa que pudia ser feita em 15 minutos demora meia hora mas o que interessa é divertimo-nos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu mais velho também adorava o pó!!' Que engraçado!!! Sim, o aspirador é amigo de todos os miúdos ... Eles (des)ajudam muito!! Beijinhos

      Eliminar
  2. Confere! Cá em casa o pai é assim! Adoramos e respeitamos muito o tempo útil passado com o rapazola, tanto a dois como a três! O meu, com 2anos e meio, já me diz q há coisas q faz com o pai e com a mãe não... É a vida! :)
    Beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais lidas