Porquê devemos ter um KIT SOS em casa? | Tomás o aventureiro




Há umas semanas atrás tivemos um grande susto cá em casa. O aventureiro Tomás, não sei bem como, tropeçou e bateu com a cara numa esquina da mesa.
O choro foi grande e ele tinha um lado da cara lavado em sangue. Com a agitação do choro e com aquele sangue todo não percebi se vinha do olho. Estava cheia de medo que viesse do olho, mas à medida que fomos lavando com água rapidamente vimos que não era do olho mas quase. Muito perto. 


Entre o osso da bochecha e o olho, tinha um rasgo enorme, bem fundo e muito aberto. Daqueles rasgos que nunca tinha visto, e estava sempre a aumentar. Dava para ver logo que ia precisar de pontos, e ele coitadinho só chorava. Queria estancar o sangue, e só tinha os discos de algodão. Tive medo de pôr o algodão pois podia largar algum pelo para dentro da ferida, e tive medo que as toalhas da casa-de-banho fossem muito ásperas. Normalmente teria gazes, mas já tinham acabado nunca mais me lembrei para comprar.

Foi quando me lembrei do kit de primeiros socorros que me tinham dado.
Cá em casa sempre tivemos um kit de primeiros socorros feito por mim, portanto era mais caseiro, e como se comprovou, nem sempre era reposto o que acabava. Tinha também um na cozinha, mas sabia que também não tinha gazes. Este kit, que o meu irmão tinha dado, era dos grandes e muito completo. Confesso que na altura achei algo exagerado, mas agora bem que me foi útil!


Para quem já não o tem, aconselho a todos a terem um kit completo em casa. Não façam como eu, que me remediava com um kit caseirinho composto pelo essencial e básico. Arranjem um completo, com gazes esterilizadas, com tudo o que deve ter. Nunca se sabe quando podermos precisar. 

Podem \ devem incluir estes itens no vosso kit caseiro:

Pensos rápidos
Função: Fecho cutâneo de pequenas incisões não profundas

Compressas gaze esterilizadas
Função: protecção do ferimento permitindo penetração do ar.

Rolo adesivo
Função: Fixação de pensos a pele saudável.

Algodão hidrófilo
Função: limpeza, almofada em aplicações diversas.

ligadura Cambric
Função: Segura pensos, imobiliza e garrota se colocada com grande tensão.

Iodopovidona dérmica
Função: germicida, não irritante, uso tópico

toalhetes impregnados em álcool
Função: desinfectante de uso tópico

soro fisiológico 
Função: lavagem mecânica de nariz e olhos 

tesoura
Função: corte de produtos diversos

Pinça plástica: segura produtos diversos com maior higiene e precisão

luvas latex
Função: fecho cutâneo de pequenas incisões não profundas.



Mais posts sobre Me&Us e para mais posts relacionados com a nossa saúde e a dos mais pequeninos, ver aqui

Comentários

  1. dá sempre jeito!
    as melhoras do pequeno *

    ResponderEliminar
  2. Onde se compram estes kits já prontos?

    ResponderEliminar
  3. no continente há uns pequenos. este é daqui http://www.aman.pt/blogue/-/mc_doc_pt_12558/
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um excelente conselho, porque já me vi em apuros por não ter um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. imagino! seria bem complicado se não tivesse um ca em casa. era tanto sangue..

      Eliminar

Enviar um comentário

Mais lidas