Como lidar com a timidez

There is a new boy in school who is very very shy

O seu filho tem uma personalidade naturalmente tímida? Neste artigo encontra algumas dicas de como ajudar o seu filho a lidar com a sua própria timidez


O seu filho tem uma personalidade naturalmente tímida?
Os pais com filhos tímidos vivem muitas vezes preocupados com os possíveis problemas que os filhos possam enfrentar devido à sua timidez: problemas de socialização, ansiedade, evitar participar em eventos sociais, desportivos, etc.
A timidez de uma criança pode ser endógena ou poderá ser provocada por uma situação negativa. Se a criança começar a revelar um comportamento tímido de forma repentina, poderá necessitar de ajuda para ultrapassá-lo.

Embora possa ser preocupante para os pais, de forma geral a timidez de uma criança não constitui em si um problema. Estima-se que até cerca de 50% da população possua uma personalidade tímida. Mais, as crianças tímidas geralmente arranjam menos problemas na escola, costumam ser mais empáticas e são muitas vezes melhores ouvintes. 
Existem situações de timidez, todavia, que fazem a criança sentir-se infeliz ou que a impedem de levar uma vida normal, sendo que a intervenção de um profissional poderá ser necessária nestes casos. Se o seu filho revelar problemas em fazer amizades, não quiser ir para a escola, levante problemas com participações em festas ou outros eventos sociais e revele ansiedade devido à sua timidez, deverá procurar ajuda profissional.
“Quando os pais e outros adultos tentam corrigir a timidez, a criança entende que não está ajustada. Em vez disso, deveríamos ensiná-la que é normal que ela não seja como os outros”, defende Michael Reist, autor de livros sobre crianças e escola.
A solução para uma criança com uma personalidade tímida passa então por ajudá-la, deixando-a ser tímida e trabalhando com a sua timidez de modo a que ela possa melhor lidar com a mesma. 
Uma criança tímida não se irá tornar provavelmente na “rainha da festa” mas os pais podem ajudá-la a adquirir competências que a permitam ser bem-sucedida em contextos sociais e a construir relações sólidas.
Seguem algumas dicas de como ajudar o seu filho a lidar com a sua própria timidez.
  • Uma criança tímida poderá demorar mais tempo a ajustar-se a novas situações. Deixe que a criança aborde novas situações ao seu próprio ritmo.
  • Ajude a criança a ganhar autoconfiança: lembre-a de novas situações que ela tenha anteriormente ultrapassado da melhor maneira.
  • Ensine-lhe estratégias de abordagem em conversas: aproximar-se do grupo, ouvir a conversa e encontrar um ponto comum em que possa entrar na conversa, como por exemplo: “também frequento aulas de ballet”.
  • Desenvolver competências sociais: aproveite todas as oportunidades, como convidar os amigos para virem brincar para casa, pedir a sua própria bebida no café e pagar a conta, etc.
  • Seja um modelo de comportamento extrovertido: demonstre ao seu filho como se cumprimenta as pessoas, como se conversa e se demonstra sociabilidade.
  • Elogie, elogie e elogie. É importante elogiar e oferecer recompensas por cada pequeno passo que o seu filho dê para lidar com a sua timidez. Fale sobre novas estratégias que ele poderá tentar no futuro.
  • Demonstre empatia para com o seu filho sempre que ele se veja em situações difíceis devido à sua timidez, afirmando que também se sente assim por vezes.
  • Diga-lhe que é perfeitamente normal ser tímido e mostre aceitação relativamente à timidez do seu filho



fonte: texto  integralmente retirado do site Mãe-me-Quer
foto: pinterest
Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui

Comentários

Mais lidas