Bolo de Maçã | Receitas cá de casa






Desde que éramos  miúdos que havia sempre bolo de chocolate lá em casa. Era um ritual tão certo que até as minhas amigas da escola já sabiam que à sexta-feira era o dia do bolo de chocolate ao lanche. Às vezes levava cobertura de chocolate e chantilly no meio (quando era naquelas formas com buraco), outras vezes só açúcar para enfeitar, ou só  a cobertura do chocolate simples. 
E durante anos foi assim.

Recentemente ( há uns 3 anos... lol) penso que terá sido num baptizado, lá em casa, um amigo meu perguntou-me se teríamos o "bolo das cores". Por instantes não me lembrava do que era o "bolo das cores" , mas veio logo à cabeça. Todos os meus aniversários ( eu festejava sempre), o meu bolo de anos era sempre o mesmo: o bolo das cores!

Chocolate por fora, banalissimo,  mas quando se cortava uma fatia, deixava todos de boca aberta. Três camadas de cores, cada camada com três quadrados, e cada quadrado de cor diferente ( chocolate, morango e cor de massa de bolo normal). Mas todos os quadrados estavam alinhados por cores diferentes, e não havia um só quadrado da mesma cor na mesma linha ou coluna. Basicamente este bolo ao estilo "tetris" era uma quebra-cabeças e foi tema de conversa durante muito tempo. Como era feito? Forma especial? Faziam os quadrados e depois "colavam" com chocolate ?

Estes pequenos rituais fizeram parte da minha infância e adolescência de tal forma que até os meus amigos já estavam á contar com eles. Recordei com nostalgia o bolo das cores e este meu amigo que desde dos meus 19 anos festejava comigo os meus aniversários. Recordei também os bolos de chocolate "do meu Pai" ( pois eram feitos para ele,  mas nós é o devorávamos), com uma amiga há mais de 25 anos. Percebi que quero também implementar assim uns pequenos rituais nossos.

Ainda não escolhi o bolo "definitivo" até porque gosto de variar, mas os miúdos já sabem, que entre 4f e 6f ( quando tenho tempo), há sempre bolo. Bolo de maça, bolo de laranja, ou bolo de chocolate, ou ainda bolo de brigadeiro feito pelo Jr (sim, verdade!).

Deixo aqui esta receita do bolo de maça, com maça caramelizada e eles adoram. 

Vão precisar:
1 chávena chá de açúcar
1 chávena chá de farinha
2 ovos
1\4 chávena de óleo
1\4 chávena de agua morna
1 pitada de sal
2 maçãs Golden (depende da forma)
caramelo liquido " continente"

Como fazer:
Bater ovos inteiros com açúcar até a massa ficar amarelada e fofa.  Depois juntar gradualmente a farinha e o sal, e deixar bater mais. Juntar o óleo e bater  ate´fazer "olhinhos".  Juntar a água enquanto bate mais lentamente. Deixar fazer olhinhos

Untar a forma apenas com caramelo ( não colocar manteiga nem farinha). Cortar a maça às meias luas e colocar no fundo da forma. Cortar a maça ás rodelas e colocar nas bordas da forma. Verter a massa para a forma e levar ao forno.

Forno quente a 180º, e deixar por volta de 45 minutos ou até estar cozido dentro e caramelizado em cima. 






mais receitas yummy aqui e Mais posts sobre Me&Us 

Comentários

Mensagens populares