Como tratar queimaduras

As queimaduras podem ser de primeiro, segundo ou terceiro graus (as mais graves).
Como tratar queimaduras ligeiras e moderadas
As indicações seguintes aplicam-se apenas a queimaduras ligeiras e moderadas. Verificar primeiro que não há bocados de tecido agarrados à pele.
Depois, pôr a ferida debaixo de água fria corrente durante alguns minutos. Se a queimadura tiver sido causada por um químico, a água eliminá-lo-á.
Deixar a ferida mergulhada durante mais 20 ou 30 minutos em água fria para aliviar a dor.
Não perfure as bolhas. Se não houver bolhas abertas, aplique uma pomada (por exemplo, BIAFINE® Emulsão, BEPANTHENE PLUS Creme, etc.) na zona e cubra-a com uma compressa esterilizada (preferencialmente gorda) e fixe-a com “adesivo antialérgico” ou com uma ligadura seca.
Se a queimadura começar a empolar ou afetar a pele junto de uma articulação, leve a criança ao pediatra.
Não use a manteiga nem a geleia de petróleo porque mantêm o calor dentro da pele, agravando a ferida. Também, o gelo não deve ser usado porque pode danificar ainda mais a pele. Os sprays e os cremes anestesiantes podem, ser mais nocivos que benéficos, por isso não os usem.
Como tratar queimaduras extensas ou profundas
Para queimaduras extensas ou profundas (terceiro grau), chame o 112, não desloque a criança (a menos que continue em perigo), não tente retirar-lhe a roupa, estenda um lençol limpo sobre a zona queimada, proteja-a de correntes de ar e mantenha-a seca, vigie os sinais vitais e, se necessário, faça reanimação cardiorrespiratória.


Publicado no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Fernandes
 Pediatria do Desenvolvimento - Centro Pediátrico de Telheiras

A informação aqui contida é de caráter geral e não exaustivo pelo que poderá ser necessária informação particular e mais detalhada para cada caso



fonte: texto  retirado do site Mãe-me- Quer


Para mais posts relacionados com a saúde dos mais pequeninos, ver aqui e mais posts com a tag KIT SOS ver aqui. 

facebook | instagram | google+| bloglovin|  

Comentários

Mais lidas