Atenção às infeções urinárias!



oh how i wish i could go back in time and get a photo like this of my son.<3!

A infeção do trato urinário (ITU) é uma das doenças mais comuns na idade pediátrica; pode atingir os rins e originar lesão permanente

A ITU é uma das doenças infeciosas bacterianas mais comuns na idade pediátrica, com uma prevalência a rondar os 5%. A sua morbilidade relaciona-se não só com o episódio agudo, mas também, a longo prazo, com o risco de desenvolvimento de complicações como a hipertensão arterial (HTA) e a insuficiência renal crónica. 
Assim, os objetivos do tratamento de uma ITU incluem: 
- Eliminação da infeção e prevenção da sua propagação; 
- Tratamento da sintomatologia aguda;
- Prevenção da recorrência e complicações a longo prazo (HTA, cicatrizes renais, insuficiência renal). 

A ITU pode ser o primeiro sinal de uma alteração morfológica ou funcional do aparelho urinário, o que se verifica em aproximadamente 50% dos casos, predispondo a infeções recorrentes e possível lesão renal a longo prazo. O risco de uma ITU atingir o rim (pielonefrite) e originar lesão renal (cicatriz) é superior nas crianças mais novas, podendo ser particularmente grave nos lactentes. 

A presença de cicatrizes renais pode levar a médio e longo prazo à hipertensão arterial e/ou insuficiência renal crónica. Mas existe evidência de que estas consequências podem ser minimizadas com o diagnóstico atempado e o tratamento precoce, sendo, este último, o fator mais importante na prevenção da cicatriz renal. 

Prever quais as crianças que desenvolverão sequelas a longo prazo continua a ser difícil. A grande maioria não as desenvolve se a ITU for tratada de modo adequado e atempado. 







foto: pinterest
fonte:Marlene Rodrigues, com a colaboração de Helena Silva, Pediatra do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga via  Educare.pt, 



Para mais posts relacionados com a saúde dos mais pequeninos, ver aqui

facebook | instagram | google+| bloglovin|  

Comentários

Mais lidas