A importância das tarefas na vida das crianças (parte I)

Cá em casa todos ajudam, e todos tentam ajudar. Ou pelo menos é o que tentamos incutir ás crianças. E o exemplo vem de cima, Pai e Mãe fazem tudo igual. Quando o Jr entrou para os 5 anos, no colégio pediram para que tivesse uma tarefa em casa, só da sua responsabilidade. Concordamos que seria levantar o seu prato no fim da refeição. E até hoje faz isso. levanta o seu, e ajuda com os outros. O Mini tenta (des)ajudar, e damos-lhe tarefas fáceis e próprias para a idade. Acho que é importante que saibam estar em casa e ajudar, e isso aprende-se desde pequenino. Gostei deste post da Olga:
, e embora não faça tudo o que lá diz, é um bom indicador de orientação:


Existem lições-de-vida que são super importantes e trazem benefícios aos pequenos à medida que vão crescendo. E essas lições podem ser ensinadas em casa.
Incluir os pequenos nas tarefas de casa não tem de ter uma conotação negativa. Não, não é trabalho infantil! As crianças gostam de ajudar e o facto de serem elementos participativos na família desde pequeninos pode transformar-se numa experiência benéfica para pais e filhos. Mas atenção, o papel dos pais é muito importante! Lembrem-se que as crianças aprendem muito através da observação e adoram imitar. Seja um bom modelo para os seus filhos dando o exemplo.
Se os pequenos, desde cedo, forem ensinados a fazer tarefas é muito provável que tenham menos problemas em manter a ordem, limpeza e consistência enquanto adultos. Ser responsável por tarefas constrói o carácter e desenvolve o sentido de responsabilidade. 

Exemplo de tarefas consoante a idade:




Parte II aqui. 

Fonte:O Rei Vai Nu 
fotos Mommy Palooza

nota: mais artigos relacionados com comportamentos e idade ver aqui.  Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui


Comentários

Mais lidas