Como ajudar os miudos a perceber as suas emoções?



Emoções podem ser uma grande agitação quando somos crianças, mesmo até as mais crescidinhas. A adolescência é complicada, mas também a fase  das idades mais novas, quando sentem mas não compreendem, nem sabem explicar o que sentem. Ajudar os miúdos a compreenderem o que sentem, e a aceitarem, é sem dúvida algo muito importante para a sua vida futura. 
Mas como se faz isto? 


Enquanto que nós conseguimos facilmente identificar o que sentimos, e comunicar de acordo, as crianças precisam de ser ensinadas:
1.Dê nomes aos sentimentos
É espantoso a frequência com nós adultos esquecemos que as crianças não conhecem nem sabem identificar as emoções e os sentimentos. Esquecemos-nos que eles não percebem o que lhes acontece quando estão a ter um "momento emocional". 

Para as crianças pequenas, ajuda arranjar palavras que vão  de acordo com a emoção que estão a ter. " Neste momento estas a sentir-te zangado", ou " Estas a ficar irritado". Assim já sabem conjugar a palavra com a emoção que sentem, e a perceberem o que está a se passar. 
Para as crianças mais velhas, podemos tentar explicar que algumas das mudanças que estão a sentir, são normais para as suas idades. Fazem parte do crescimento. 
2. AS Emoções não são "MÁS"
Por vezes, durante o nosso esforço em ter o comportamento desejado, os pais tendem a corrigir o que os filhos sentem. Mas na verdade não é possível controlar o que um sente ou deixa de sentir. O que podemos fazer é ensinar a como agir mediante o que se sente. 
Tente validar os sentimentos e as emoções  da criança - " Eu percebo que te sintas  zangado ou irritado", enquanto tenta corrigir o comportamento - " podes sentir zangado, mas não podes atirar coisas pelo ar".
Pode também oferecer uma alternativa - " Quando te sentires assim, respira fundo dez vezes".
3. Fale dos seus sentimentos \  emoções 
Dê nome e identifique os seus sentimentos, e faço-o verbalmente. Pode dizer que se sente zangada, ou muito zangada, ou contente, ou excitada, ou qualquer outra emoção que a tenha levado a ter esse comportamento. 

4. Os sentimentos dos outros
À medida que o seu filho cresça, e começar a perceber as palavras e os sentimentos, e no caso de crianças mais velhas, as razões que conduzem a tais sentimentos e emoções, pode tentar explicar que os seus comportamentos fazem os outros sentirem-se de uma certa forma. 
Ensine ao seu filho que compreende que esteja zangada, mas ele está a pôr o seu irmão mais novo triste. Ensine-o a simpatizar com os sentimentos dos outros . 



fonte: The Jenny Evolution

Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui


Comentários

Mensagens populares