Como ter um Super kid na cozinha

kids who can rock it in the kitchen | teachmama.com cover

Quem nos segue no instagram sabe que gosto de cozinhar e sempre que é possível tento que os miúdos me ajudem. Claro que muitas vezes suja-se mais do que se estivesse sozinha, claro que eles fazem uma confusão enorme, e acaba por ser menos pacifico que que gostaria que fosse. Mas eles gostam, e adoram provar a massa dos bolos, adoram colocar o açúcar para bater, e até já conseguem partir um ovo sem cair tudo no chão. 


Para além de estarmos a criar momentos nossos, tento também que se sintam confortáveis na cozinha, saibam onde estão as coisas, saibam o que acontece quando a batedeira está ligada, e que a faca corta ou que a porta do frigofrifco tem que estar fechada. 


É importante os miúdos (já crescidinhos) se sentirem confortáveis e á vontade na cozinha. Saber onde estão as coisas, conseguirem fazer uma caneca de leite, ou guardar um prato sem abrir todas as portas de todos os armários.

5 Sugestões para ter miúdos eficientes na cozinha
Não se começa a atribuir responsabilidades e tarefas aos miúdos todos os dias, começamos com baby steps. Começamos por atribuir uma tarefa mais difícil quando já mostraram que conseguem dominar a anterior, e obviamente, quando tiverem idade suficiente para tal.
E o que quero dizer por criar miúdos eficientes na cozinha?
Claro que não me refiro a ter miúdos prodigiosos, ao estilo do MasterChef Jr, mas sim miúdos que consigam (ser dentro do limites da sua idade) autónomos na cozinha, como ir buscar um copo de água, arranjar um pão, ir buscar um iogurte, e posteriormente, saber o que está na despensa, estrelar uns ovos, ver quando o azeite está quente.
Não precisam de ser superstars na cozinha, mas sim sentirem-se confortáveis e sem medo.   
Como? Perguntam ?
Assim:
 kids who can rock it in the kitchen  teachmama.com
1. Ter uma cozinha Kid friendly
Mesmo que não consiga fazer grandes mudanças na cozinha e no seu layout, tenter ter algumas gavetas mis baixas para que os miúdos possam ir lá buscar algumas coisas, como os seus pratos e talheres. Isto fará com que as tarefas de levantar a mesa e desfazer a máquina bastante mais fáceis.
 get kids to rock it in the kitchen | teachmama.com
Guardar a comida em locais que são fáceis de chegar pelos miúdos também faz sentido caso queiram que eles comecem a aprender a preparar o seu lanche,
De uma forma inconsciente temos as prateleiras dos iogurtes no frigorífico mesmo á mão dos miúdos, e assim torna-se simples para abrirem a porta, escolher um iogurte, e ir á gaveta buscar uma colher. Já fazem isto sozinhos, e o João já nem sequer precisa de ajuda.
 kids who can rock it in the kitchen  helper each day  teachmama.com.png
2. Tenha um ajudante
Designe um “chef ajudante” para cada dia. Deixe que a criança a ajude na preparação da refeição, como também ajudar a pôr a mesa, e seja o seu assistente, que mexe a massa, bate os ovos, adiciona leite, e prova o cozinhado. É uma ótima forma para que aprendam mesmo com as “mãos na massa” o que é preciso fazer na cozinha.
Podem escolher aleatoriamente ou façam um calendário, evitando assim possíveis chatices de quem é que vai ser o assistente.
 kids who can rock it in the kitchen  teachmama
3. Deixe-os escolher o menu
No início da semana, ou durante o fim-de-semana, arranje um tempinho e organize o menu da semana com a ajuda preciosa do seu filho. Faça a lista de compras e não se esqueçam de nada.

Claro que isto é mais fácil dizer do que fazer, mas tentar estabelecer um menu seminal, para alem de poupar tempo e dinheiro, é uma tarefa criativa para as crianças, pois envolve-as e obriga-as a pensar em refeições alternativas.
 raising kids who can rock it in the kitchen helper   teachmama.com.png
Cá em casa adoram peixe, e claro, arroz. Comemos imenso peixe e sempre que podem querem mais. Ao domingo deixo que escolhem o jantar que é sempre algo mais leve e “criativo”, como pizza feita cá em casa.
Todas aa semanas fazemos um bolo, geralmente á quinta-feira, e são os miúdos que escolhem. Na semana passada foi bolo de laranja, esta semana escolheram de chocolate, mas outro favorito é bolo de maça.
 raising kids who can rock it in the kitchen helper trust | teachmama.com
4. Mostre que confia neles
Dê-lhes espaço na cozinha. Deixe-os fazerem coisas por eles sem estar sempre com a mãe atrás a ver. Deixe-os ajudar a arrumar as compras, desfazer a máquina, medir ingredientes ou até mesmo partir os ovos. Muitas vezes vai correr mal, mas a prática leva á perfeição, e em breve já não precisarão da ajuda.
O João já quase que faz sozinho um bolo de brigadeiro, mas nas primeiras vezes ou tinha muito açúcar, ou não estava bem batido, ou tinha caído metade ao chão. Demorou, mas agora quase que nem precisa de mim.

raising kids who can rock it in the kitchen helper FUN | teachmama.com

5. Estar na cozinha é giro e não um bicho de sete cabeças!
Ponha musica e dancem, jogue jogos ( se possível), e não crie problemas. Tenter desanuviar o ar e crie um ambiente relaxado e agradável.
Tenha uns aventais para cada um, ou colheres de pau á medida. Por aqui peguei num avental meu e dei-o para o João. Sempre que vêm para a cozinha, cada um traz consigo a sua cadeirinha para conseguirem ver tudo




get kids to rock it in the kitchen | teachmama.com


Fonte e fotos: Teach Mama

Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aquimais Mummy Stuff posts aqui e mais posts sobre Me&Us

facebook | instagram | google+| bloglovin 

Comentários

Mais lidas