Isto das tosses | Dicas para parar já com a tosse


children seen by their doctors for persistent coughs

Estou eu no meu quarto, deitada já, com a televisão ligada e a porta entreaberta. Ele, no seu quarto, também com porta entreaberta e a luz de presença acesa.
Ele tosse.
Eu fico quieta a pensar que será só uma vez.
Tosse outra vez.
Imagino já a noite que vamos ter, e tento decifrar que tipo de tosse é.
Já não devia ser novidade isto das tosses, já temos alguns anitos de treino e experiência. Mas para mim não deixa de ser difícil.

Mais tosse, e eu apercebi-me que tenho fome. Nada a ver com a tosse portanto, mas sim com a hora já adiantada. 

Segundo o pediatra, e conforme a nossa conversa à tarde, se for tosse assim posso dar-lhe isto, se for tosse assada, dou-lhe aquilo.
Na altura parecia bastante simples e muito intuitivo. Ora se fosse do tipo A tinha o medicamento A e se fosse do tipo B teria o medicamento B. Simples e direto, nada de complicações. Sabes ver a diferença das tosses? Perguntou, ao qual rapidamente respondi - sei claro ! Com um ar muito cool e muito dona do meu nariz!

Sei claro, pois claro! Por quem me toma? Já ando nisto das tosse há uns anos, com aerochambers, nebulizações, antibióticos, corticoides, truques e mezinhas, e um role de noites em branco, noites a ir para as urgências, tosses com vômitos, tosses sem parar durante horas a fio. Sou uma pro nestas andanças!!
Hhaah!! Uma tossizita não me assusta! Eu que já enfrentei tantas noites sem dormir a ouvir aquela tosse, e também a outra, sei perfeitamente diferencia-las! Combati fielmente ao lado dos ventialns, pulmicorts, atrovents, celestones e outras tantos! HAHAHA eu rio-me na cara da tosse, eu enfrento a tosse ao pequenos almoço!!! Eu sou brava e corajosa! Sou uma mãe atenta e exímia, cuidadosa e extremosa, a também cheia experiência! Afinal de contas não tenho só um, já tenho dois filhos! Já passei no exame e fui declarada apta para vir o segundo! Sou uma mãe com M grande, sei o que faço e sei bem tomar conta deles! Não sou uma rookie inexperiente, não não! Já sou veterana nestas andanças!

Obviamente não disse isto, mas o meu "sei claro" foi um bom resumo de tudo o que pensei e não disse. Hhah! Olha eu! Tosse? I'll have you for breakfast..

Pois bem, ele continua ali a tossir, eu aqui a tentar ver que raio de tipo de tosse é. Seca ou não? 

Desabafei no facebook este meu impasse, e muitas seguidoras vieram prontas em meu auxílio. Enumeraram mezinhas caseira, infalíveis nesta luta sem fim.
E como sei que muitas mães também partilham deste meu desespero, aqui fica a lista de tudo o que foi recolhido no facebook como dicas para acabar este tormento.
Relembro que não foi o pediatra nem outro profissional da saúde a recomendar, mas sim mães, como eu, como tu:
  • Colocar á cabeceira da cama uma cebola cortada  
  • Dar leite com mel 
  • Chá de cebola com mel e alecrim (uma colher de mel, umas pontas de alecrim (fresco) e meia cebola, quando a cebola esta cozida está pronto)  
  • Xarope de cenoura  
  • Xarope de cenoura com limão beterraba, com açúcar amarelo e mel  
  • Colocar a cabeceira da cama mais levantada 
  • Esfregar vicks nos pés
  • Esfregar vicks no peito
  • Dormir de barriga para baixo 


uma seguidora do blog alertou para o seguinte :

"Atenção que o Vick só pode ser utilizado em crianças com mais de 30 meses (já li artigos sobre o perigo da utilização no peito,mesmo em adultos).
E o mel não pode ser dado a crianças até 1 ano.
Aqui usamos a cebola e um anti-histaminico (é tosse seca"

obrigada Querida S!

 foto: pinterest

Para mais posts relacionados com a saúde dos mais pequeninos, ver aqui. e mais sobre Me&Us ver aqui.

facebook | instagram | google+| bloglovin


Comentários

Mais lidas