10 benefícios de ter um animal de estimação




É um dos nossos maiores dilemas cá em casa, o de ter ou não ter cão!  Pessoalmente adoro cães, sempre tive em casa desde pequenina e eram os nossos maiores amigos. Mas também percebo que precisam de espaço para correr e brincar, precisam de um jardim para gastarem energias e um apartamento por muito espaço que tenha, nunca é muito indicado para um cão.
O João está sempre a pedir um cão, às vezes um gato, e recentemente concordámos que um peixe seria uma boa ideia. O Tomás, tal como o irmão, desde que nasceu que conviveu com os cães da avo. A princípio muito a medo, pois por muito que os animais sejam doceis havia sempre receio, mas agora já dá ordens e corre atras, faz festinhas e brinca com eles. É uma delícia de se ver! E eles, mal sentem que os meninos estão a tocar á porta, ou entraram no jardim, começam a ladrar sem parar, e aos saltos de excitados!!


Nota: artigo integralmente transcrito

Quais os benefícios de ter um animal de estimação?





1 – Senso de responsabilidade
Crianças com animais de estimação desenvolvem o senso de responsabilidade de cuidar de outros, logo no início da vida. Os animais de estimação precisam de cuidados e atenção o tempo todo. Eles, em grande parte, dependem dos seres humanos para se alimentar, se divertir e ter saúde. As crianças que são ativas na criação de animais de estimação geralmente aprendem a ser empáticas e compassivas. Aprender a ser responsável por outra criatura, também fará com que os jovens cuidem melhor de si mesmos.
É importante que os pais ajudem seus filhos a cuidar dos animais de estimação, liberando gradualmente a responsabilidade para eles ao longo do tempo. Quando são pequenas, as crianças podem ajudar os adultos a encher os potes de água ou de alimentos. À medida que crescem, a responsabilidade para com o animal também deve aumentar progressivamente.

2 – Autoconfiança
Com a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação, a criança passa a edificar sua autoconfiança. Quando as crianças são bem sucedidas em criar os seus animais de estimação, elas se sentem bem consigo mesmas. Por sua vez, isso aumenta a sua autoestima e elas passam a ter confiança em suas capacidades. Os filhos se tornam orgulhosos de suas próprias realizações.


3 – Menos propensão às alergias e à asma
Vários estudos ao longo dos anos têm demonstrado que as crianças que crescem com animais de estimação são menos propensas a desenvolver alergias e asma. Quando expostas a pelos de animais e outros alérgenos desde a tenra idade, as crianças tendem a desenvolver sistemas imunológicos mais fortes. Resultados de estudos publicados na Clinical and Experimental Allergy, comprovam que crianças que cresceram com animais de estimação dentro de casa têm menos probabilidades de desenvolver alergias graves mais tarde na vida.

4 – Exercícios e brincadeiras ao ar livre
Os animais de estimação, especialmente os cães, precisam de exercício e brincadeiras ao ar livre. As atividades que as crianças participam com seus animais de estimação são geralmente físicas, isso permite que meninos e meninas se tornem mais ativos fisicamente, evitando o sedentarismo que, infelizmente, já é um problema também de saúde infantil. Em geral, as famílias gastam mais tempo ao ar livre quando têm animais de estimação e, como todos sabem, um pouco de sol e ar fresco faz bem para todos. Aprender sobre a necessidade de exercícios para que os animais de estimação se mantenham saudáveis, ajuda as crianças a aplicar o mesmo conceito para o seu próprio bem-estar. 




5 – Calma
Os animais de estimação tendem a trazer uma sensação de calma para as crianças. Muitas crianças ficam mais relaxadas perto dos seus animais de estimação do que de outros seres humanos. Semelhante aos adultos, as crianças se voltam para os seus animais de estimação quando estão se sentindo tristes, com raiva, ou chateadas. Como que em um passe de mágica, os animais de estimação trazem paz para a situação com o seu amor incondicional.


6 – Alívio do stress
Na mesma linha de manter as crianças calmas, os cães também são ótimos amigos em situações de stress. Conviver com cães pode ser extremamente terapêutico para toda a família. Só o simples gesto de afagar um cachorro traz uma sensação de tranquilidade e segurança inestimável para as crianças, bem como para os adultos. Muitas vezes, as pessoas se voltam para os seus cães em busca de um ombro amigo. Eles são bons ouvintes e nunca nos criticam. Eles nunca tentam dar conselhos, apenas ouvem, e isso, às vezes, é tudo o que os filhos desejam.




7 – Melhoria na leitura
Muitas crianças se sentem mais confortáveis ​​lendo em voz alta para seus animais de estimação do que para seus pais ou outros adultos. Talvez seja porque os animais não julgam, os animais de estimação não corrigirem os filhos, forçando-os a reler a palavra incorreta. O segredo para melhorar as habilidades de leitura é praticá-la repetidamente. Quanto mais a criança ler, melhor se tornará sua leitura. O ideal para as crianças é ler em voz alta para que elas possam se ouvir.
Quando os animais são usados ​​para ajudar as crianças a ler, eles essencialmente ajudam a melhorar a fluência. Crianças que têm o costume de ler para seus animais de estimação, se tornam leitores mais fluentes, o que resulta em uma melhor compreensão do que estão lendo.

8 – Compreensão de que tudo tem consequências
Cuidar de animais de estimação pode ensinar muito às crianças sobre as consequências dos nossos atos. Quando a higiene dos animais não é feita adequadamente, os resultados são reais e fáceis para a criança entender. Se os peixinhos do aquário não forem alimentados, eles morrem. Se os cães não se exercitarem, eles ficam agitados. Quando os gatos são ignorados, eles  podem se vingar. Se a gaiola de um hamster não for limpa, logo o ambiente começará a cheirar mal.



9 – Compromisso
Cuidar de um animal de estimação é um grande compromisso por parte do ser humano. Animais de estimação não são coisas que as crianças podem apenas colocar nas prateleiras quando se cansam de cuidar deles. Eles precisam ser alimentados, limpos, exercitados e cuidados todos os dias. Ter um animal de estimação é um compromisso total e não pode jamais ser tratado como um trabalho a tempo parcial. Isto ensina as crianças a se comprometerem com suas tarefas, o que as tornará adultos diligentes e produtivos.

10 – Disciplina
Crescendo com um animal de estimação, as crianças aprendem muito sobre o valor da disciplina. Se elas têm um cão em casa, aprendem a treiná-lo, a ensiná-lo a obedecer. Está cientificamente provado que ter um cão ajuda as crianças a desenvolverem a noção da disciplina e alguns argumentam que os gatos disciplinam seus donos naturalmente.
Existem muitas boas razões pelas quais as crianças se beneficiam de possuir animais de estimação. Há muitas habilidades para a vida que elas aprendem como resultado de cuidar de outro ser e de se comprometer com essa responsabilidade.



fonte: Kid Bentinho via Just Real Moms (fotos incluidas)

Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui

Comentários

Mais lidas