Os 5 anos parte II | Caracteristicas psicológicas

Nota: Depois deste post, aqui fica a segunda parte: 
Podem também ler este estudo)


Características psicológicas da criança de 5 anos
1. Desenvolvimento psicológico


  • Gosta da rotina porque faz sempre o mesmo.
  • É mais deliberativa que a criança de 4 anos. Pensa antes de falar.
  • É séria a respeito de si mesma e impressiona-a muito a capacidade de assumir responsabilidades.
  • Gosta de imitar os outros.
  • Encontra-se feliz no seu mundo, porque se sente cómoda consigo mesma e com o ambiente: encontrou o equilíbrio.
  • Grande observadora e imitadora do que observa.
  • Agrada-lhe fazer as coisas à sua maneira, mas também quer agradar ao adulto e fazer as coisas bem.
  • No que respeita à verdade, as histórias fantásticas e os exageros continuam.
  • Começa a distinguir o real do imaginário e às vezes sabe que está enganada.
  • Sonhos e pesadelos invadem muitas vezes o seu sono. Às vezes começa a falar enquanto está a dormir, nomeando algum membro da família.
  • Possui bom humor que se intensifica facilmente perante algo aliciante.
  • Começa a interiorizar o sentido da obediência, mas nela nem tudo é doçura e obediência.
  • Interesse por experiências imediatas. Realista. Empreende aquilo que está dentro das suas possibilidades.
  • Moderada, séria, dotada de capacidade de imitação da conduta dos adultos o que a ajudara no seu processo de socialização.
  • Tem medo da escuridão e dos ruídos.

2. Âmbito escolar



  • Maior estabilidade nas aulas. Princípio do ensino formal.
  • Usa a imaginação para pintar, criar, etc.
  • Quando se lhe dão os meios necessários, sabe trabalhar individualmente.
  •  Não é comunicativa acerca da sua vida escolar.
  •  É capaz de participar em actividades dirigidas: podem-se-lhe explicar actividades simples para que realize.
  • Nas actividades dirigidas incluem-se: a leitura, a escrita e os números (cálculo); estes últimos relacionados, inicialmente, com os seus jogos e interesses.
  • Maior concentração no seu trabalho.
  • Começa a cooperação entre as crianças.
  • Gosta de explicar o seu próprio trabalho para receber a aprovação dos adultos que estima.

3. Actividades das pessoas implicadas na sua educação



  • Ajudar a que demonstre a sua eficácia através de ordens simples e de pequenas ajudas.
  • Estimular, fomentar e orientar o seu bom humor.
  • Usar de sinceridade nas respostas que nos pede e exige.
  • Possui boa capacidade para se lhe ensinar a tocar instrumentos e criar composições simples.
  • Está numa fase em que a figura da mãe ocupa o centro do seu universo. Essa imagem será o meio que canalizara a sua formação e educação.
  •  Entregar-lhe os objectos necessários para que trabalhe sozinha.
  • Procurar conhecer as características peculiares e individuais da criança, bem como as suas aptidões e carácter, para se poder orientar correctamente a sua personalidade e desenvolver as suas potencialidades.
  • Ajudá-la a concentrar-se durante algum período de tempo numa actividade para que aprenda a educar a sua atenção.
  • Apoiá-la e orientá-la continuamente em todos os campos e actividades.
  • Não levar muito a sério os seus “contos”. Normalmente são o produto de não distinguir claramente o real do imaginário.
  • É uma etapa em que a criança está naturalmente aberta à actuação pedagógico-formativa dos pais e educadores.
  •  A sua actividade e maturidade motriz capacita-a para a iniciação em determinados tipos de desportos.
  • É necessário que constantemente, em cada coisa que faz bem, seja elogiada e aplaudida.
  • Contar e ler-lhe histórias formativas que despertem a sua imaginação e a ajudem a fomentar o hábito da leitura.
  • Proporcionar-lhe, continuamente, experiências novas e concretas de acordo com a sua idade, pois está aberta a receber novos conhecimentos.



http://educacao.aaldeia.net/psicologia-crianca-5-anos/

nota: mais artigos relacionados com comportamentos e idade ver aqui.  
Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui


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