Mummy wake up calls | E quando acordámos a meio da noite....



Não é segredo nenhum que cá em casa o tema ultra-sensível é o SONO! Sim, passáamos por fases más, fases menos boas, e agora felizmente estamos numa fase MUITA boa (portanto até tenho algum receio falar muito sobre o assunto, não vá "alguém "ouvir..").

Dizem que depois de termos filhos nunca se dorme da mesma maneira. Acredito e sei que sim. E mesmo depois da fase dos biberões  \ mamadas nocturnas, o nosso sono nunca volta a ser o que era quando éramos solteiros, carefree, e com muitas horas livres para descansar.

A privação do sono é uma das piores e mais difíceis coisas que tanto as mães como os pais passam. Prejudica o nosso desempenho pessoal, profissional, afecta as relações que tempos com todos que interagem connosco, nomeadamente marido e filhos.


Então, quais são as "desculpas" que temos para continuar a acordar a meio da noite, e que nos continuam a tirar da cama lá pelas três da manhã, com muito sono e os olhos a pesar? Aquelas "desculpas" que as crianças arranjam para estarem mais perto de nós, e sem nenhum peso na consciência, chamam por nós com voz alta e em bom som?

Aqui estão:

1. "Posso dormir contigo?"



Adoro esta foto, pois sempre pensei que o João era o único que dormia assim, com a cara dele em cima da minha!

Quer seja anunciado ou não, não há mãe que nunca tenha acordado com um pedido vindo de uma vozinha doce e meiga, talvez com uma lágrima no canto do olho,e com os olhos bastantes persuasivos.  E deve haver muitas mães, ou até quase todas, que cedem, quer pelo adiantado da hora, quer pela cansaço que sentem e querem ir dormir, ou só porque sim.

E não é engraçado que como qualquer criança consegue enrolar-se á nossa volta, entrelaçar-se nas nossas pernas, usar o nosso corpo como almofada, e dormir, ainda mais profundamente do que quando dormem sozinhos?

2. "Caí da cama"
E quando acordámos a meio da noite com um som maciço e sólido, um "Pum" abafado e seguido por um "mmmmmmmmaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeee"?
Até saltamos da cama a correr!!

3. "Tenho medo"


Os terrores nocturnos e pesadelos são muito recorrentes nas crianças. É difícil  explicar a uma criança  assustada e meio a chorar, que o monstro que viu não é verdade e não existe, e que debaixo da cama não tem nada, ninguém, só o tapete.
É também difícil de ás três da manhã achar piada á imaginação fértil da criança.

4. "Tive um acidente"

 Talvez seja das coisas mais aborrecidas para tratar a meio da noite, mudar o pijama, mudar os lençóis da cama, ter que acender as luzes, fazer barulho, e despertar a criança, para depois ter que tentar pô-la a dormir novamente ( e a nós também).

5. "Mãe! Mãe, estás acordada?"

O facto de estar escuro, de ser noite, e de todos estarem a dormir, não impede ás crianças de continuarem a fazer perguntas, e a obviamente a querem respostas.
Podem fazer perguntas óbvias ou perguntas mais complicadas que exigem explicações e um simples "porque não, volta a dormir" não vai resolver o assunto.

6. " Quero virar-me"
Acontece muito com os bebés que ainda não sabem "des-virar-se". Conseguem dar a volta mas depois não conseguem voltar para a posição que estavam, e assim, choram para chamar alguém.

Ultimamente cá em casa é o João que acorda e chama, ou porque tem frio, ou porque tem calor, quer fazer xi-xi, o dinossauro caiu, ou isto ou aquilo....

7. "Estou doente"
 Não sei como é nas outras casas, mas aqui tudo aparece á noite.E não é a qualquer hora da noite, como por exemplo ás nove, ou até ás 11 da noite. Não! É as quatro da manha, ou as 5!
Uma febre, uma otite ou laraginite, uma gastroentrite que poderiam facilmente aparecer durante o dia  e aproveitar os raios do sol, aparecem sempre, mas sempre (!) ás tantas horas da madrugada!


8. "Quero fazer xi-xi"
Muito, mas muito recorrente cá em casa.

9. "Preciso de ti | Não consigo dormir"
E ás vezes nem sequer passou uma hora após o deitar, outras vezes, é ás 4 da manhã ( é tudo ás 4 da manhã!). Sim, também recorrente cá em casa, o xi-xi, e não consigo dormir, aliado ao tenho saudades tuas....


Fotos e texto original retirado daqui
traduzido e adaptado livremente


mais Mummy Stuff posts aqui e sobre sono ver aqui. 
facebook | instagram | google+| bloglovin|

Comentários

Mais lidas