Quais os estilos de "Parenting"?


Talvez este seja o tema com mais opiniões divergentes e mais "especialistas" formados e treinado prontos sempre a ajudar e a intervenir. 



Todos achamos que o nosso estilo de parenting é melhor e mais adequado do que os outros. Todos consideramos que nós é que fazemos bem e os outros bem podiam dar uma olhadela para os nossos métodos para aprenderem um pouco. E quem sabe, até poderiam ter a vida mais facilitada - sim, porque o nosso método é que resulta melhor com os melhores resultados. 


Então, quais são os estilos de parenting que existe? E quais as suas características?
E já agora, que tipo de pais são?


1. Pais helicóptero 

São aqueles pais que andam sempre atrás dos filhos. Prestam atenção minuciosa a cada detalhe minúsculo de tudo (mas mesmo tudo) que se passa na vida dos filhos. Intervêm quando consideram oportuno. 
Críticos apontam que estes pais são demasiado protectores ou demasiado envolvidos na vida dos seus filhos. 


2. Attachment Parenting 

Método ou estilo criado pelo Dr Sears, este método apoia-se na teoria que uma relação forte, segura, apegada com os filhos nos seus primeiros anos de vida ( e posteriores) cria adultos independentes e seguros de si próprios. 
Partilha da cama e  babywearing são dois pontos muito fortes neste estilo de parenting. 


3. Baby-led Parenting 

Criado pelo Dr Benjamin Spock, aqui o bebé é quem manda!
Parecido com o estilo anterior - attachment parenting- mas com a variante que o bebé não sai de perto dos pais. Aqui é o bebé que impõe os seus horários, as suas sestas, tempo para brincar e desancar e quando come. Cosleeping é mantido permanentemente. 
Os pais perfurem sem guiados pelo bebé, do que estarem a serem eles a impor rotinas e horários. 


4. Natural Parenting

Os Natural parents têm a necessidade de educar  e criar de forma natural, ecofriendly, holistica e de forma responsável. São também conhecidos pela forma suave e gentil de impor métodos de disciplina. 


5. Tiger Parenting

Termo conhecido devido ao livro de Amy Chua " Battle Hymm of the Tiger Mother", publicado em 2011. No seu livro , Chua descreve-se a si própria como sendo rígida, uma mãe que impõe discplina. 
Estes pais são rígidos e colocam a vida e os interesses acadêmicos dos seus filhos em primeiro lugar. 


6. Free-range Parenting (Slow Parenting)

Ao oposto dos Tigers Parents, estes pais acreditam na filosofia que os miúdos devem explorar o mundo ao seu próprio ritmo e passo. Não definem actividades programadas nem organizadas para o desenvolvimento e coordenação psico-motora das crianças, mas sim, deixam que estas se desenvolvam naturalmente. 


7.Serenity Parenting

Estes pais defendem que a natureza própria e intrínseca da criança é mais proeminente do que o seu desenvolvimento. Bryan Caplan, autor do livro "Selfish Reasons to have more kids : Why being a great Parent is less Work and more fun than you think", encoraja mães e pais a seguirem este estilo usando as palavras sábias da Oração Serenity - aceitar tudo lance não conseguimos mudar nos nossos filhos. 

Aceitar e abraçar o espírito livre da crianças, abraçar e aceitar as suas vontades, pois reflectem a sua personalidade, não limitar a suas decisões ( como por exemplo não querer calçar, ou vestir determinada peça de roupa) pois estará a restiginir a sua personalidade e livre expressão. 


8. Doing the Best You Can Parenting 
Este estilo é definido pelo autor da versão orginal deste post, e eu encaixo-me na perfeição. Penso que será o estilo que a maioria de nós segue e tenta implementar. Aprender e incluir algumas dicas de outros estilos que consideramos certos e apropriados, desejamos aplicar mais conceitos do Serentiy ou do Free Range Parenting mas ainda não conseguimos, e orientamos-nos da melhor maneira que sabemos como e usando o bom senso como guia máximo

Versão orginal 
http://moms.popsugar.com/Different-Styles-Parenting-34557353?utm_source=huffingtonpost.com&utm_medium=facebook&utm_campaign=huffingtonpost_facebook#opening-slide
Fotos retiradas do artigo original 

mais Mummy Stuff posts aqui

Comentários

Mais lidas