Os 5 S's do bebé


Já tinha ouvido falar em 5S’s para muita coisa mas confesso que nunca para bebés. Fui ler, e vi que já fazia muita coisa, e outras já tínhamos falado aqui no blog, mas não numa maneira esquemática e estruturada como apresenta o Dr.  Harvey Karp (pediatra).




Depois de reler, vemos que são coisas básicas e que já demonstraram resultados. Mas vale a pena saber o processo todo na tentativa de aliviarmos as cólicas dos mais pequeninos. Através de estudos, o médico evidenciou que todas as crianças respondem a estas coisas.

Mas os 5S’s são uteis não só para as cólicas, mas sim para acalmar quando chora ou quando se sente desconfortável.



Os  5S’s:

1. O primeiro S:  Swaddling.
A técnica de embrulhar o bebé numa manta para lhe transmitir para calor e segurança. Eles ficam calmos quando são apertados dessa forma porque replica a maneira como o ficava no útero. 

Swaddle consiste em envolver\ enfaixar os bebés em mantas grandes ou lençóis, de forma ligeiramente apertada, para que os seus membros não se mexam, deixando apenas a cabeça de fora.
(mais desenvolvido aqui, com pros e contras desta técnica)

2. O segundo S: Side
Colocar o bebé de lado no seu braço, com a orelha dele encostada á mão do progenitor. Essa posição é confortável para o bebé pois não aperta o estomago e deixa-o o respirar abertamente. 

Deve-se colocar uma almofada ou rolo (manta enrolada em forma cilíndrica) nas costas para dar apoio).

3. O terceiro S: Shushing.
A maioria dos pais faze, mas simplesmente não o fazem suficientemente alto. O shushing é o normal “shuu”, o ruído que todos fazemos instintivamente quando um bebé chora. Este ruído imita o ruído no útero, dessa forma o bebé acalma-se e sente-se seguro. Pode ser comiserado o “white noise” que acalma os bebés

4. O quarto S: Swinging.
Balançar o bebé de um lado para o outro é altamente eficaz, é uma sensação semelhante que experimentava no útero da mãe quando caminhava ou fazia as coisas do seu dia-a-dia.. O movimento deve ser suave, baloiçando de um lado para o outro.

5. O quinto S; Sucção.
A sucção, ou o recurso á chupeta é um grande recurso para os pais quando o bebé está  agitado.
O Sucção pode ser feito com uma chupeta ou seio.

Para melhor perceber o método ver este video.




                   
Nota: Dr. Harvey Karp escreveu um livro  ( fez Dvd) “ The Happiest Baby On The Block”. 

Ver mais posts sobre o desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui, sobre sono ver aqui.  

Comentários

Mais lidas