Estudo | Bebés sentem stress da mãe



Muitas mães afirmam categoricamente que os seus bebés conseguem sentir quando estão mais stressadas e mais nervosas. Muitos pediatras também confirmam esta ligação forte que os bebés têm com as suas progenitoras e até recomendam que para ter o bebé calmo, convém também que a mãe o esteja.







Os bebés podem ainda não conseguir expressar os seus sentimentos e emoções, mas conseguem sentir se a sua mães está nervosa ou stressada, segundo um estudo recente.
“O seu bebé pode não conseguir dizer-lhe que está stressada, ou perguntar-lhe o que se passa, mas a partir do momento em que está ao seu colo consegue logo captar as suas reacções, a sua linguagem corporal e as suas emoções e começa a ele próprio a sentir o que  lhe transmite de forma inconsciente,” afirma a investigadora Tessa Waters, da New York University. Waters trabalhou com outros investigadores na University of California, em San Francisco, no estudo “Psychological Science”.

Para este estudo os investigadores analisaram a emoção e a frequência cardíaca nos bebés cujas mães tinham sido submetidas uma tarefa stressante. O estudo inclui 69 mães com bebés entre os 12 e 14 meses de idade, todos com sensores cardiovasculares para registar a actividade do coração,

As mães tiveram que fazer um discurso de 5 minutos e responder a uma sessão de perguntas após o discurso. No fim da sessão, todas as mães foram avaliadas face ao seu desempenho no discurso e às repostas dadas, com notas de “bom” e de “ mau”. As mães que receberam a avaliação de “mau” registaram emoções mais negativas e menos (ou quase nenhumas ) emoções positivas, bem como aumento da frequência cardíaca e aumento de stress.  

Depois os investigadores juntaram as mães com os seus bebés. Passados poucos minutos os bebés captaram as emoções negativas das suas mães e também eles registaram um aumento cardíaco. Aperceberam-se também que quanto maior fosse o stress da mãe, maior era também a frequência cardíaca do respectivo bebé.

Embora este estudo ainda seja pouco aprofundado, já serve para mostrar que os bebés conseguem captar o stress sentido pela sua mãe, quer seja pelas expressões faciais que a mãe faz, quer seja pela linguagem corporal utilizada, tensão na sua voz ou até mesmo o cheiro.

Versão original aqui

Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui

Comentários

Mais lidas