Como acalmar o bebé | Quando o bebé chora sem razão

aqui falámos das razões pelas quais os bebés podem chorar. E se mesmo não estando doente, nem com fome, nem frio, nem fralda suja, nem quer arrotar, nem sono, e mesmo assim chora?

Mesmo não sabendo a causa da sua agonia, podem sempre dar algum conforto ao bebé:





1. Algo para ele pôr á boca
O reflexo da sucção nos bebés é altamente desenvolvido e acalma-os bastante. Experimente dar a chupeta ou algo que possa levar á boca.

Os recém-nascidos gostam de se sentirem quentes e seguros, tal como se sentiam dentro da barriga da mãe. Experimente o swaddling com uma lençol ou uma mantinha ( há indicações contra esta técnica, posteriormente serão abordadas),encoste-o a si e ao seu peito para ele sentir a sua respiração.


3. Música e ritmo
Cante ou ponha uma música a tocar. Dance com o bebé. Experimente músicas diferentes com ritmos diferentes e veja qual ele gosta mais.
Normalmente os bebés respondem muito bem á música.

4. “White noise
Pode parecer estranho, mas para alguns bebés ( e até adultos) funciona. E existem bonecos, brinquedos e até há apps para os telemóveis e ipads com esta função!!!

O som do aspirador, da máquina de lavar ou de um secador, á partida não parece muito relaxante, mas para os bebés funciona de maneira oposta. Isto porque estes barulhos repetitivos e rítmicos acabam por bloquear os restantes estímulos e ate mesmo memorias e os bebés com seguem relaxar (e adormecer).

5. Ar fresco
Por vezes um simples abrir da janela, ou levar o bebé á varanda (jardim) pode fazer com que o bebé pare de chorar. Se resultar, então aprecie o momento. Mostre-lhe a rua e os carros, fale com ele, mostre-lhe as nuvens e o céu.
Respirem.

6. Água morna
Tal como o ar fresco a água morna pode ajudar a acalmar o bebé.
Em vez de dar lhe banho, tente segurar o bebé debaixo de água a correr (pouca agua e morna). Mas não insista caso ele não aprecie, ou não goste o som de água a correr.

7. Movimento
 O ritmo e o movimento de andar de um lado para o outro ao colo ou até mesmo no carrinho podem ser suficientes. Mas pode também tentar embalar, ou criar movimentos rímicos constantes (há parques e espreguiçadeiras com esta função). Experimente dar uma volta no carro.

















8. Massagem
A maioria dos bebés adora que lhes toquem, e adoraram massagens. Neste caso não há movimentos específicos nem técnicas especializadas, apenas movimente as suas mãos como se estivesse a aplicar creme, com movimentos lentos e suaves,

A pausa da mãe
Um bebé sempre a chorar consegue ser muito stressante para a mãe, e causa muita pressão nos pais. Felizmente á medida que o bebé fica maior, começa a ser mais fácil acalma-lo e o choro começa a diminuir.

No entanto, não se sinta culpada por não com seguir acalmar o bebé, e quando estiver a chegar ao seu limite tente umas das seguintes opções:
- Respire fundo
-lembre-se que o bebé vai crescer e tudo vai melhorar
- Peça a uma pessoa de confiança para ficar uns momentos com o bebé
- Peça ajuda e conselhos à sua mãe \ sogra\ amigos de confiança
- Lembre-se que o chorar por chorar não irá magoar o bebé
- Coloque-o num sitio seguro ( como a cama) e afaste-se um bocadinho
- Faça o que fizer, nunca abane o bebé para o tentar calar!!!


Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui

Comentários

Mais lidas