Os 4 anos - parte I

Como já vem sendo habitual, dentro deste tópico recorro muito à sabedoria da Olga, um blog que sigo e que me já ensinou  muito!! 
  aqui tinha falado sobre o comportamento dos 4 anos (ver aqui e aqui), mas este post dá nos a conhecer como é que eles se sentem, do que precisam e como se vêem. 
mais uma vez Obrigada Olga!!!


"Quero saber tudo, tudo, tudo..."


Nesta idade, a criança mostra curiosidade em relação a tudo o que a rodeia. Quer perceber muitas coisas acerca do mundo e nesta fase consegue realmente perceber imensas coisas. Faz muitas perguntas e tem muita imaginação. É importante que a criança sinta que a escutam quando fala e que conversem com ela e lhe façam perguntas. Embora esteja muito crescida e independente, a criança pode ter medos e continua a precisar de muitos abraços e encorajamento por parte dos pais.
Do que preciso?
Os primeiros anos de vida são essenciais para a saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança ao longo de toda a vida. O que os pais fazem neste período ajuda a criança a crescer saudável.

Relação - A criança precisa que os pais sejam afectuosos e carinhosos e que brinquem, conversem, cantem canções, contem histórias e a envolvam nas tarefas domésticas (pôr a mesa, por exemplo).
Rotinas - A criança precisa de rotinas regulares, como a hora das refeições, a hora de levantar e de deitar. As rotinas tornam o dia-a-dia previsível e por isso ajudam a criança a sentir-se segura e melhoram a sua cooperação.
Regras - A criança precisa de regras firmes e consistentes, que a ajudam a aprender o que pode e não pode fazer ("Não se bate"), e precisa de saber o que acontece se não cumprir.
Recompensas - A criança precisa que os pais se mostrem satisfeitos quando se porta bem: um abraço, um miminho, um elogio ou uma ida ao parque são boas recompensas para quem se esforça para portar bem.


Como é ter 4 anos?

Durante este ano, os pais vão poder observar uma série de mudanças na forma como a criança se movimenta, fala, compreende, se relaciona com os outros e se sente. No dia-a-dia, há uma série de pequenas coisas que os pais podem fazer para apoiar a criança nesta aventura que é crescer.

Fazer coisas de todos os dias ajuda a criança a desenvolver-se...
As crianças aprendem e desenvolvem-se a ritmos diferentes. Algumas crianças podem fazer as coisas descritas mais cedo ou mais tarde. A maioria das diferenças são normais. Se os pais estiverem preocupados com uma ou mais áreas em que a criança não esteja a progredir, devem consultar os profissionais de saúde.


Ideias para brincar


Balão: Atirem um balão ao ar e empurrem-no para não cair no chão.
Obras de arte: Desenhe os contornos de várias formas. Aplique cola no interior. Peça à criança para aplicar materiais sobre a cola (papelinhos, massinhas, feijões, brilhantes, areia).
Escondidas: Envolva várias pessoas. Uma pessoa conta até 10 e os outros escondem-se. Depois, tem de os descobrir. A seguir trocam de papéis.
Mensagens: Envolva várias crianças neste jogo. Sentem-se em círculo e dêem as mãos. A primeira pessoa aperta a mão da do lado um número de vezes. A segunda aperta a mão da do lado o mesmo número de vezes e assim sucessivamente. Como acaba?


Contar histórias, cantar canções e conversar

As capacidades de falar e de ler desenvolvem-se desde os primeiros anos de vida. Estas capacidades são essenciais para o desenvolvimento e bem-estar da criança ao longo de toda a vida. Há muitas coisas que os pais podem fazer para as apoiar.
Converse: Diga os nomes dos objectos e do que está a fazer para ajudar a alargar o vocabulário da criança.
Cante canções e diga lenga-lengas: Aproveite momentos da rotina diária (viagens de carro, hora do banho, idas às compras).
Coloque livros à disposição: Escolha livros coloridos, com imagens, sobre animais, crianças, alimentos, cores. As crianças adoram folhear os livros e fingir que estão a ler.
Conte histórias todos os dias: Leia o livro que a criança escolher. Deixe a criança virar as páginas, leia devagar e de forma expressiva (faça vozes diferentes), acompanhe as palavras com o dedo e conversem sobre as imagens e história ("Onde está o gato?"; "O que irá acontecer?").
Encoraje a escrita: Ajude a criança a fazer um livro: a criança faz as ilustrações e conta a história e os pais podem escrever o que contou.

nota: mais artigos relacionados com comportamentos e idade ver aqui.  
Ver mais posts sobre educação e desenvolvimento dos bebés e das crianças, ver aqui


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